Este Orçamento não é para professores

tostoes.pngGoradas as expectativas de recuperação do tempo de serviço, os professores recebem, no Orçamento de 2019, sensivelmente o mesmo que tiveram dos anteriores: a estagnação da despesa pública na Educação e, consequentemente, dos salários e carreiras dos professores.

Com as subidas de escalão a serem pagas às pinguinhas, com um número crescente de professores a estacionar no 4º e no 6º escalão devido à falta de vagas para progressão, com a prometida recuperação dos 2 anos e 9 meses a ter efeito apenas após a próxima subida, o aumento da massa salarial será, em relação à classe docente, pouco mais do que residual.

Mário Nogueira, em nome da Fenprof, traçou ontem um quadro desanimador relativamente ao que se pode esperar do OE 2019.

“Relativamente às questões não apenas da carreira, mas que têm a ver com aposentação, com o combate à precariedade, ou com os horários de trabalho, tudo o que está na origem de um grande desgaste dos professores, é zero”, disse à agência Lusa o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), no final de uma conferência de imprensa, em Lisboa, dedicada aos problemas da educação inclusiva.

Em alusão à conferência de imprensa do ministro das Finanças, Mário Centeno, realizada na manhã desta terça-feira para apresentar o orçamento, Mário Nogueira frisou que foram demonstradas preocupações com a recuperação das carreiras da administração pública, em geral, mas que aos professores se “apagam seis anos e meio” de serviço, sendo que este é o motivo que mais tem oposto os sindicatos ao executivo.

“Há preocupações com o rejuvenescimento da Administração Pública, prevendo-se a integração de quadros com formação superior, mas para os professores, que são o segundo corpo mais velho da União Europeia, nem sequer há uma referência de que possa haver uma saída antecipada”, afirmou o dirigente sindical.

Para a Fenprof, esta proposta de orçamento “não serve a Educação” e merece “nota negativa dos professores”.

A conferência de imprensa serviu ainda para denunciar os habituais malabarismos com que se tenta disfarçar a ausência de investimento num sector estratégico e determinante do futuro do país.

Mário Nogueira contestou também a forma como os números são apresentados, acusando o Ministério de Educação de fazer “batota” com a comparação dos valores apresentados.

“Diz que a despesa efectiva total tem um aumento de 3,1%, mas é entre o orçamentado do ano passado e o orçamentado deste ano, porque se formos ver o executado de 2018 – o que foi preciso em 2018 relativamente ao que se orçamenta para 2019 – a diferença é de 0,3%”, indicou.

A Fenprof considera tratar-se de “um orçamento de estagnação”, sublinhando que é o último orçamento da legislatura.

“O investimento na Educação por este Governo foi praticamente zero, ou seja, os valores com que chega ao fim a legislatura são praticamente os mesmos com que ela se iniciou”, declarou.

Anúncios

3 thoughts on “Este Orçamento não é para professores

  1. Pois não.

    Contudo, porém, todavia, ainda vou ter esperança porque sei lá sou 1 moça muito optimista realista ou vice-versa.

    Ao lado, para piorar a coisa, o pessoal anda todo louco a ver como e p’ra quê se tem de preencher 1 papelada meio tonta nas reuniões de CT! E vai daí espetam-nos com um manual de sei lá quantas páginas de uma coisa que agora não me lembro.

    Para complicar ainda mais, lá vem o preencher e o enviar do registo criminal . Todos os anos a mm coisa e ainda nos pedem os nomes dos progenitores, todos os anos, quando já está tudo guardado no sirgqqcoisa.

    Calhando, este é um dado que precisa de confirmação anual.

    E toma lá mais 30m a preencher e enviar aquela coisa mal amanhada.

    Ai, Jazuzzzz…….

    Gostar

    • Burocracias que as escolas poderiam simplificar e resolver. Está tudo nas plataformas informáticas.
      Lá para os meus lados limitamo-nos a dar consentimento que a direcção peça os registos criminais em nosso nome.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.