Greve a partir de 29 de Outubro

pop-up_greve15OutNova.jpgTal como prometido, a plataforma de sindicatos de professores emitiu ontem o primeiro de uma série de pré-avisos diários da greve que se iniciará a 29 de Outubro. Respondendo à argumentação jurídica rebuscada e caprichosa invocada pelo ME para considerar a greve ilegal, o novo texto procura deixar claro quais são exactamente as actividades docentes abrangidas e a quem compete garantir as condições de segurança.

Apenas me confunde a necessidade de pré-avisos diários. Os sindicatos podem convocar greve pelo período que entenderem, e desde que indiquem a data de início, até a podem decretar por tempo indeterminado.

preaviso1.JPG
preaviso2.JPG

Espero que a recalendarização da greve não leve os sindicatos a deixar cair a defesa de uma questão de princípio fundamental para os professores: de forma ilegal e ilegítima, um governo democrático coloca em causa o exercício do direito à greve, ameaçando com faltas injustificadas os docentes que a ela venham a aderir. Não menos grave, a forma como foi feito, através de uma nota anónima pela qual ninguém poderia ser directamente responsabilizado.

Esta actuação acintosa e desprezível dos responsáveis do ME é merecedora, a meu ver, de acção judicial até às últimas instâncias. Transigir nestas situações, a pretexto de que se ultrapassou o problema, é apenas aceitar, no futuro, novas e mais graves intromissões no livre exercício de um direito constitucional dos trabalhadores.

Demasiado habituados, nos últimos tempos, a correr atrás do prejuízo, convinha aos nossos sindicatos um pouco mais de visão estratégica. E não virarem as costas a lutas que podemos ganhar.

Anúncios

2 thoughts on “Greve a partir de 29 de Outubro

  1. Salvo melhor opinião, nem deveria chamar-se greve visto tratar-se de uma escusa (recusa) a serviços extra -horário legal. Em todo o caso, é de saudar esta tomada de posição por parte dos professores, procurando assim oporem-se (não é birra) ao excesso de “atividades” que tolhem o seu quotidiano profissional. Já agora, uma grevezinha às odiosas – por excessivas – papeladas não seria mal pensado.No “meu tempo” nunca olhávamos para o relógio, mas eram…outros tempos.

    Gostar

    • Concordo.

      Acho que uma greve com estas características – não se trata de verdadeira greve, o pré-aviso serve sobretudo para impedir a marcação de faltas injustificadas – implicaria um forte trabalho de esclarecimento e mobilização nas escolas por parte dos sindicatos.

      E implicaria focar esta luta, já não no 9-4-2, mas numa outra reivindicação central: o cumprimento dos horários de trabalho.

      Até agora, parece-me que nem uma coisa nem outra estão a ser feitas.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.