ILC voltou para trás!

votosPosso estar enganado, mas em política, quase sempre, o que parece, é: as alegadas irregularidades detectadas após a submissão da iniciativa legislativa dos professores assemelham-se demasiado com uma artimanha para adiar, na secretaria, a votação de uma lei incómoda, cuja discussão viria atrapalhar as negociações do orçamento de 2019. O Luís Braga e o Paulo Guinote explicam os pormenores do que se terá passado:

Na verdade, foi-nos dito, depois, que essa menção de admitida teria sido um erro dos serviços de informática. Depois, os serviços vieram dizer que se enganaram nessa menção e informaram-nos de que, das 20839 assinaturas registadas no site da AR, 3555 teriam sido consideradas inválidas. Tentamos apurar (e ainda estamos a questionar) os motivos dessa decisão da Assembleia e constatamos que, na sua maioria, além de erros de digitação de dados, o problema foram assinaturas com base em registos efetuados sem ser indicado nome completo (mesmo se outros dados estão corretos e correspondem à pessoa identificada).

Chapelada era uma designação corrente, no século XIX, para as fraudes eleitorais que permitiam a um candidato com menor número de votos aparecer, na contagem final, como vencedor. Graças aos votos que, escondidos debaixo do chapéu, eram no momento oportuno despejados no interior das urnas…

No século XXI, a chapelada parlamentar às iniciativas incómodas dos cidadãos não se concretiza acrescentando votos. Pelo contrário, faz-se subtraindo assinaturas válidas de cidadãos, alegando-se a existência de irregularidades formais que poderiam ter sido facilmente detectadas e corrigidas quando esses mesmos cidadãos se registaram na plataforma e subscreveram a iniciativa.

Neste momento, a ILC para a recuperação integral do tempo de serviço dos professores precisa de recolher quase três mil novas assinaturas para substituir as que os serviços resolveram não validar. Os organizadores não baixam os braços, mas tornou-se evidente que o que agora se vai travar é uma corrida contra o tempo: conseguir-se-á obter as assinaturas em falta até ao final de Setembro, de forma a que a ILC entre na agenda parlamentar a tempo de ser apreciada antes da aprovação do Orçamento?…

Anúncios

3 thoughts on “ILC voltou para trás!

  1. Quem está a boicotar a ILC? É a esquerda e hoje faz-se um post sobre a direita. Eu prefiro uma direita da qual já ninguém espera muito do que uma esquerda que faz destas e semelhantes, a pior das quais foi a hipocrisia despudorada de criticar o decreto da liberalização da plantação de eucalipto da Cristas e manter esse decreto em vigor até fim de janeiro de 2018!!!!!!!!!!!!! Isto não tem a ver? Tem tudo a ver , pois o país está SEM OPOSIÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

    • Tenho dúvidas de que seja “a esquerda” que está a boicotar a ILC. O que me parece é que este projecto, embora por razões distintas, não interessa a nenhum dos partidos com assento parlamentar. Ao PS por razões óbvias, ao PCP e Bloco porque não pretendem usar a bomba atómica do chumbo do orçamento caso não consigam chegar a acordo com o PS na questão dos professores. Mas a direita também não quer o presente envenenado de uma carreira docente revalorizada – interessa-lhe tudo o que signifique cortes na despesa pública, de forma a haver dinheiro para contratos e negociatas quando regressarem ao poder.

      De resto, e da maneira como o PS está a governar, merece obviamente que todas as oposições lhe caiam em cima: a da direita, que se mexe pouco porque obviamente o governo se tem mostrado compreensivo com os seus interesses, e a da esquerda, que tem andado um pouco adormecida, mas que deve acordar…

      Gostar

  2. Que seja a esquerda ou a direita a boicotar a ILC não importa agora , realmente. Escrevi para a A.R. sob a forma de reclamação (no formulário on line disponível no portal) exigindo saber se a minha subscrição da ILC se encontra válida ou não e obtive resposta. A minha assinatura encontra-se válida. Quantos mais fizerem isto melhor. Seria bom arranjar forma de ir contabilizando as validações confirmadas.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.