As pessoas são livres de deixar o Facebook

facebookdislike.jpgOs utilizadores do Facebook podem escolher sair a qualquer altura. A ideia foi frisada pelo próprio Mark Zuckerberg, durante uma longa audição no Congresso norte-americano. “A decisão é deles”, disse Zuckerberg, que não parecia convencido com a ideia avançada pelos congressistas de uma rede social em que tudo é privado à partida.

Estou longe de ser um fã do Facebook. Reconheço nesta rede social um enorme potencial para promover a comunicação entre as pessoas mas desagrada-me o domínio avassalador que adquiriu nos últimos anos. Detesto especialmente a facilidade com que se propagam mentiras, calúnias, preconceitos e “fake news”. Aborrece-me a futilidade, a superficialidade, o preconceito, o “achismo” irreflectido e a ignorância convencida de muitos que por lá andam. Desgosta-me o moralismo dos censores facebookianos, sejam humanos ou virtuais e, acima de tudo, o sistema quase pidesco das “denúncias” que coloca os utilizadores a vigiarem-se mutuamente.

Dito isto, acho que o criador do Facebook tem razão nalgumas coisas que afirmou perante o Congresso dos EUA: as pessoas são tão livres de entrar como de, a todo o momento, sair do Facebook. São elas que devem decidir o que querem partilhar e com quem. Podem regular o nível de exposição com o qual se sentem confortáveis. E, acima de tudo, têm de ter consciência de que não há almoços grátis: o uso de uma plataforma com as potencialidades de que o Facebook dispõe nunca é verdadeiramente gratuito – se não é pago de uma forma, paga-se de outra. A questão é, como será sempre, saber se as pessoas pretendem colocar o Facebook ao serviço dos seus próprios objectivos – sejam eles contactar com os amigos, promover um negócio, divulgar as suas opiniões ou exibir a sua vida social – ou deixar que o Facebook ou os outros utilizadores façam o uso que entenderem da informação pessoal que despreocupadamente vamos publicando.

Anúncios

One thought on “As pessoas são livres de deixar o Facebook

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.