Seis meses depois, o processo disciplinar a Edviges Ferreira

Edviges Ferreira.jpgApesar de estar há meses referenciada como suspeita da divulgação prévia das matérias que saíram no exame nacional de Português, só agora foi instaurado o correspondente processo disciplinar a Edviges Ferreira, a presidente da Associação de Professores de Português.

Mais vale tarde do que nunca, costuma dizer-se nestas alturas. Da minha parte, congratulo-me por, ao fim de anos de opacidade e suspeições em torno da divulgação selectiva dos conteúdos das provas de exame, se estar finalmente a actuar tendo em vista o apuramento dos factos e a punição dos responsáveis.

Parece começar a perceber-se que não é ignorando as evidências de fraude que se credibilizam os exames nacionais ou se confere sentido de justiça à avaliação dos alunos.

A Inspeção-Geral da Educação concluiu o inquérito realizado sobre a fuga no exame nacional de Português do 12º ano deste ano, e instaurou um processo disciplinar à presidente da associação de professores de Português, Edviges Ferreira, de forma a “apurar responsabilidades”.

O exame realizou-se no dia 9 de junho deste ano, e de acordo com o Expresso, a docente alvo de processo disciplinar dá aulas na secundária Rainha D.Leonor, em Lisboa.

A professora de português também dá explicações a vários alunos de outras escolas, nomeadamente do ensino privado.

Entretanto, a professora visada, cujo nome já tinha sido apontado em tempos numa notícia do Expresso, vem negar categoricamente a autoria da fuga de informação. E o ME, que no seu comunicado não identifica o alvo do processo agora anunciado, também ajuda à confusão:

Ao Diário de Notícias, Edviges Ferreira nega que tenha sido a responsável pela fuga de informação e garante que não foi alvo de um processo disciplinar. “Não sei de nada”. Quando questionada se terá sido a pessoa que passou as perguntas do exame a alguns alunos, a docente foi perentória: “Claro que não fui eu”.

One thought on “Seis meses depois, o processo disciplinar a Edviges Ferreira

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.