Quantos são? Quantos são?…

multidao.jpgA um mês do início das aulas do próximo ano letivo, o Ministério da Educação recusa divulgar quais serão as escolas básicas e secundárias que irão testar a reforma curricular. Ou seja, em maio e junho, os pais matricularam os alunos sem terem conhecimento se a sua escola irá aderir, ou não, à chamada flexibilização curricular.

Não se percebem bem, nem o receio do governo em divulgar o número total e a designação dos agrupamentos e escolas que aderiram à experiência pedagógica da flexibilidade curricular, nem a insistência nesta peculiar forma de oposição que consiste em exigir listas disto e daquilo ao governo. Há dias uma lista dos mortos nos incêndios de Pedrógão Grande, agora a lista dos aderentes projecto de reforma curricular do ME.

Sobre o número que tem sido mais referido, 160 escolas e agrupamentos, parece-me excessivo para uma mera experiência pedagógica e é revelador, tanto da quantidade de voluntários que os experiencialismos educacionais ainda conseguem arregimentar, como da vontade do governo em mostrar abertura à adesão das escolas para provar não se sabe bem o quê.

De resto, a lista de participantes estará já fechada, e a três semanas do início do novo ano lectivo não irão certamente surgir novas adesões, o que torna ainda mais estranha a reserva do governo.

Já as preocupações da Confap e da CNIPE parecem-me algo excessivas e extemporâneas: localmente, as escolas envolvidas na flexibilidade curricular não farão segredo dessa opção. E a regra parece ser a de envolver apenas um número limitado de turmas, pelo que um encarregado de educação eventualmente objector da participação do seu educando na nova experiência pedagógica certamente terá oportunidade de solicitar a transferência de turma, sem necessidade de mudar de escola.

Anúncios

One thought on “Quantos são? Quantos são?…

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s