A escola no cinema: A Turma

A Turma

Título original: Entre Les Murs, 128m, França, 2008.

a-turma.JPGUma escola secundária francesa, nos subúrbios de Paris. Alunos problemáticos, um ambiente multicultural, um quotidiano difícil e opressivo que se pressente para lá dos muros da escola: eis o cenário do filme de Laurent Cantet que tenta dar-nos, através da escola, um retrato da França contemporânea.

Perante a turma complicada e desafiante, François Bégaudeau, o professor (na vida real), escritor e argumentista que é também o protagonista do filme, tenta gerir conflitos, promover uma ética de compreensão e respeito mútuos e criar dinâmicas positivas dentro da sala de aula, contrariando a atitude mais pessimista e conformista dos colegas mais velhos. Mas os adolescentes contestatários da turma não lhe irão facilitar a vida…

O filme, aclamado pela crítica e várias vezes premiado, foi filmado num liceu real, com alunos verdadeiros que se tornaram actores e actrizes durante a rodagem do filme. Reproduz assim, de uma forma muito realista, a atmosfera escolar que todos os que ensinam e aprendem nas escolas conhecem bem.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s