O sobe-e-desce dos exames nacionais

Saíram os resultados da primeira fase dos exames do secundário e os principais prognósticos parecem confirmar-se:

  • No exame de Física e Química, este ano mais difícil, a média desceu de 11,1 para 9,9;
  • O exame de Matemática, um pouco mais acessível do que o do ano passado, mas ainda assim longe de ser “escandalosamente fácil”, como a SPM o qualificou, viu subir a média de 11,2 para 11,5;
  • Nos restantes exames, a tendência geral foi também no sentido de uma ligeira melhoria de resultados, pelo menos considerando apenas os alunos internos, uma vez que nos externos as notas descem substancialmente, como é habitual.

Contudo, desta análise anual do sobe-e-desce dos exames desapareceu um ponto que, na altura em que este modelo foi criado, nos disseram que seria fundamental: as médias dos exames iriam servir para avaliar o próprio sistema educativo, programas, metodologias, pedagogias. Permitiriam construir séries longas por onde se poderia analisar a evolução do aproveitamento dos alunos e o impacto das mudanças que se fossem imprimindo no sistema educativo.

Ora hoje já toda a gente percebeu que a subida ou a descida de umas décimas nos resultados dos exames apenas significam que a prova era um pouco mais fácil, ou difícil, do que a do ano anterior.

exames.JPGÉ hoje evidente que a estatística dos exames nos diz mais sobre as próprias provas, as equipas que as elaboraram e as orientações que lhes foram dadas do que sobre os estudantes que se submeteram a elas. Diz-nos mais sobre as idiossincrasias dos examinadores do que sobre o nível médio de conhecimentos dos examinandos.

E olhando para o gráfico que o Observador construiu com a evolução das médias dos principais exames também se percebe que não há ali qualquer leitura instrutiva que se possa fazer.

Noto que levámos demasiados anos a chegar até aqui. E pergunto-me quantos mais teremos de andar nisto até que se perceba que este modelo de exames está esgotado e não cumpre eficientemente nenhum dos objectivos para os quais foi concebido.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s