Mais meia hora de recreio no 1º ciclo

brincandoOs trinta minutos suplementares de brincadeira diária que os alunos do 1º ciclo ganharão, a partir do próximo ano lectivo, foram ontem destacados na maior parte da imprensa.

No regresso às aulas, o intervalo passará a fazer parte do número de horas que os professores têm de leccionar por dia – cinco horas lectivas, agora divididas não só entre as aulas e o apoio ao estudo mas também com o intervalo. A informação consta já da circular sobre a organização do ano lectivo que a Direcção-Geral de Educação fez chegar às escolas no final do mês passado. Os horários do 1.º ciclo terão agora de ser reorganizados, responsabilidade que cabe aos agrupamentos.

Na prática, as escolas terão três hipóteses, segundo o JN: começar as aulas mais tarde (9h30 em vez 9h), alargar a pausa para almoço (de 1h30 para 2h) ou terminar as aulas mais cedo (15h30). Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas, prevê que aumentar a pausa para a almoço seja a opção preferida da maioria dos directores.

Os representantes dos pais não se opõem à medida que, nunca é demais salientar, é inteiramente justa para os professores do 1º ciclo que, como quaisquer outros trabalhadores, devem ter direito às pausas laborais legalmente previstas e integradas no horário de trabalho.

Mas, compreensivelmente, os pais não abdicam de exigir a adequada vigilância dos recreios enquanto as crianças brincam. E não querem que a escola feche mais cedo por causa da “brincadeira”. Pelo que a solução mais consensual parece ser, por isso mesmo, o alargamento do período de almoço.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s