Educação para a Saúde em 98 páginas

ref-educ-saude1.JPGFoi finalmente homologado e publicado, no site da DGE, o novo Referencial de Educação para a Saúde.

Mais um extenso documento a juntar à longa lista da burocracia eduquesa: vinte autores, uma centena de páginas e, ainda para mais tratando-se de um documento orientador, não vinculativo, de leitura pouco convidativa.

Em devido tempo, pronunciei-me contra esta notória contradição que há entre o querer combater a obesidade curricular e o continuar a engordar o currículo com matérias que em muitos casos já constam, ou deveriam constar, dos programas das disciplinas.

A versão provisória do referencial esteve em discussão pública, mas a polémica que suscitou resumiu-se a um ponto específico do quadro sobre Maternidade e Paternidade: deve falar-se, às crianças do 2º ciclo, de aborto?

Claro que explicar a diferença entre interrupção voluntária e involuntária da gravidez não é, como alguns fundamentalistas argumentaram na altura, promover a prática do aborto junto de pré-adolescentes, mas o assunto foi explorado pelos habituais defensores do “direito à vida”, com uma petição que teve ampla divulgação na comunicação social.

Indo ao encontro das críticas, a versão definitiva do documento já prevê (pág. 81) que a interrupção voluntária na gravidez, tal como a gravidez na adolescência, sejam tratadas só a partir do 3º ciclo do ensino básico. Satisfeitos?…

ref-educ-saude.JPG

Anúncios

3 thoughts on “Educação para a Saúde em 98 páginas

  1. Mais um, a juntar ao de educação financeira; cidadania; Segurança, Defesa e Paz; Educação para o desenvolvimento; Educação para o risco; Educação para os média; Rodoviária; Dimensão Europeia da Educação.

    São doidos? Todos sabemos que sim.

    OT

    Interessantíssimo, vídeo de divulgação de uma escola ultra in de Lisboa.

    Com 90% de pais com formação superior, não é muito complicado montar escolas altamente atrativas.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s