A escola no cinema: Adeus, Rapazes

Adeus, Rapazes

Título original: Au Revoir Les Enfants, 104m, França, 1987.

adeus-rapazes.jpgA acção deste filme de Louis Malle decorre em plena II Guerra Mundial, na França então ocupada pelas forças nazis. Num colégio interno para rapazes a vida corre com a normalidade possível, que os padres que o dirigem tentam manter apesar dos constrangimentos e dificuldades inerentes à ocupação nazi e à guerra.

Retratando o quotidiano escolar e as relações de camaradagem entre os estudantes internos, a história foca-se num dos rapazes, Julien, e no tímido e introvertido Jean, um novo aluno que aos poucos acabará por se tornar o seu melhor amigo. Contudo, a vinda de Jean para o colégio está envolta em mistério e secretismo, pois o rapaz é judeu e a descoberta desse facto implicaria a prisão e a deportação pelas autoridades nazis.

O filme de Malle, com o seu quê de autobiográfico, explora com mestria o ambiente dos internatos na França rural do século XX e a relação ambígua dos Franceses com os ocupantes nazis, quando o colaboracionismo e a cobardia coexistiam com actos da maior coragem e altruísmo da parte dos que se opunham à barbárie nazi e tentavam proteger as suas vítimas.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s