Para que serve um professor?

professora-alunosCaro Alexandre: respeitando sempre as posições de cada um, tanto ao nível das posições de princípio como dos desabafos circunstanciais, aqui não posso estar de acordo:

Sou Professor! Não faço GREVE a exames!

Qual é, vamos lá a ver, a função fundamental de um professor?

Dar aulas aos seus alunos, ensinando-os, ou ajudando-os a aprender, ou vigiá-los durante a realização de provas escritas?

Parece-me que a resposta é evidente.

Os exames nacionais são pouco mais do que um epifenómeno no nosso sistema educativo e na vida escolar dos nossos alunos, em regra um par de provas que os alunos fazem no final do ensino básico e outras quatro na conclusão do secundário.

Não há exames no 1º nem no 2º ciclo, nem nos percursos alternativos que alguns alunos desenvolvem a partir do 3º ciclo. Mesmo no secundário, são opcionais para os alunos dos cursos profissionais, que só fazem algum exame se precisarem dele como prova específica de acesso ao ensino superior.

Há é uma longa tradição de sobrevalorização destes instrumentos de avaliação, acentuada durante a anterior legislatura pela obsessão examinadora do ministro Crato. Mas onde os alunos realmente aprendem é no trabalho das aulas, dirigido pelos seus professores. O exame verifica apenas, e de forma imperfeita, o que cada aluno se aprendeu.

Ao contrário de uma aula, que quase sempre é perdida se o professor falta por motivo de doença, greve, ou por qualquer outra razão, um exame que não se faz na data prevista pode sempre fazer-se num outro dia.

Uma greve de professores num dia de exames pode causar prejuízos, transtornos, frustrações aos estudantes. Mas não mais do que sofre, por exemplo, um aluno descompensado que andou meses a aguardar pela consulta de psiquiatria e a viu adiada porque teve o azar de ter sido marcada para um dia de greve dos médicos.

Decidir uma greve aos exames não é fazer dos alunos reféns dos professores. Apenas evidencia que eles foram há muito tempo tornados reféns de uma política educativa que corta nos recursos necessários a uma educação de qualidade e abusa dos exames como incentivo aos alunos para estudarem e punição para os que não atingem os resultados.

No resto, até estarei de acordo que se discuta a inoportunidade da greve anunciada, ou os taticismos que estiveram na base da sua convocação e que eventualmente levarão à retirada do pré-aviso. O que não me parece aceitável é tornar isto uma discussão moralista entre professores dignos e superiores, que recusam fazer uma greve prejudicial aos alunos, e os outros, indignos e inferiores, que se deixam manipular ao serviço de interesses partidários e sindicais.

 

 

Anúncios

5 thoughts on “Para que serve um professor?

  1. A questão central não é falar de professores “superiores” ou “inferiores”, o foco deve ser o caminho seguido pelos sindicatos, considero-o um caminho desajustado que não terá qualquer efeito pelos motivos que já invoquei.

    A questão dos valores da profissão vão ao encontro dos que escrevem sem pudor que o objetivo desta greve é prejudicar ao máximo os alunos. Eu li isso… ninguém me contou.

    Um abraço 😉

    Gostar

    • Nisso, estamos de acordo.

      O objectivo é lutar pelos direitos dos professores e satisfazer, tanto quando possível, as suas justas reivindicações. Não é prejudicar os alunos, embora isso possa ser um efeito colateral, como acontece quando os passageiros ficam em terra ou os doentes sem consulta devido a greves.

      A questão dos valores tem a ver, não propriamente com o que escreveste, mas com o que eu também li noutro lado e ninguém me contou. E não gostei: que quem faz greve aos exames não é digno de ser professor.

      Abraço

      Gostar

  2. Subscrevo tudo o que escreves, António Duarte! E também eu estou em desacordo com o Alexandre Henriques. neste particular. Farei as greves todas quantas os sindicatos entenderem convocar. Estou farta de ser carne para canhão.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s