Sabe bem pagar tão pouco… aos funcionários!

Estágio de verão com horário de trabalhador. Esta é a proposta do Pingo Doce para filhos dos funcionários que quiserem trabalhar nos supermercados do Grupo Jerónimo Martins em julho e agosto, meses de maior afluência no Sul do país. Ao abrigo do programa Academia de Retalho, é oferecida uma bolsa de 500 euros por 40 horas semanais. O advogado Francisco Espregueira Mendes receia que estes estágios sejam falsos.

“Os estagiários não servem para substituir trabalhadores que estão de férias. Receio que isso aconteça”, refere o sócio da Telles Advogados. “Para fazer essa substituição, devem ser contratados trabalhadores a termo certo, por acréscimo extraordinário de trabalho”, sustenta o especialista em direito laboral, contactado pelo DN/Dinheiro Vivo.

Os 600 milhões de lucros declarados em 2016 pelo grupo Jerónimo Martins têm de vir de algum lado, e a exploração dos trabalhadores é sempre uma das formas mais eficazes de “criar valor” para o accionista.

Já os 500 euros da alegada “bolsa” não são um ordenado mensal, como alguma imprensa referiu, mas sim o pagamento de dois meses de trabalho a tempo inteiro, por turnos, 40 horas semanais.

Claro que não são estágios, desde logo porque um estágio pretende qualificar alguém para exercer uma profissão, e o que estas pessoas vão fazer é trabalho indiferenciado, substituindo trabalhadores em férias e ganhando metade do salário mínimo nacional.

Esta história vergonhosa, que o grupo tenta justificar como resposta a um pedido dos seus “colaboradores”, casa mal com a imagem de responsabilidade social que a dona do Pingo Doce tenta criar para si própria. Mas quando o big boss do grupo não se incomoda de aparecer em público com tão boas companhias como as que vemos na foto, acredito que também não se deva ralar muito com o incidente. Afinal de contas, nada que uma campanha publicitária bem esgalhada não resolva…

good-fellas
Soares dos Santos em amena cavaqueira (só falta Cavaco): Mexia, Salgado, Granadeiro, Bava. Tudo bons rapazes…
Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s