Losers!

trump-empurrao.gifPerdedores, ou falhados: o termo “losers” surge com frequência no limitado léxico do presidente dos EUA, pois liga bem com a sua visão de um mundo a preto e branco de vencedores e de vencidos. Habituado a ser um vencedor, ou a sentir-se como tal, Trump não sente qualquer empatia com os falhados nem tenta compreender as razões do seu fracasso. Estão do lado dos maus, e não é por isso de espantar que tenha usado o termo para caracterizar o terrorista de Manchester e os seus cúmplices, numa breve alocução que, surpreendentemente, parece fazer um pouco mais sentido do que é habitual.

Não lhes chamo monstros porque eles gostariam do termo. Achariam uma designação muito boa. Vou passar a chamar-lhes falhados porque é o que eles são. São falhados. E ainda irão fazer mais coisas. Mas são falhados – lembrem-se disso.

Nem nos damos conta, mas um mundo com cada vez mais falhados é o que andamos a criar enquanto promovemos a competitividade exacerbada e aceitamos entrar no jogo que nos manda fazer dos nossos filhos, dos nossos alunos, uns vencedores.

A verdade é que para que uns ganhem outros têm de perder, e arriscaria ir um pouco mais longe dizendo que quanto mais perdedores tivermos, na nossa sociedade, mais manifestações teremos, não só de pobreza e miséria, mas também de desespero e revolta violenta, incluindo aquela que conduz ao terrorismo.

A solução para o terrorismo não passa por reconhecer um a um todos os “losers” e colocá-los a todos do outro lado da fronteira, mesmo os que tenham nascido entre nós. Não passa pela construção de mais muros entre nós e os outros mas, isso sim, por reconstruirmos as nossas sociedades com base em princípios de cooperação e solidariedade, criando lugar e oportunidades para todos, e não apenas para os “vencedores” tantas vezes predefinidos à partida.

Anúncios

One thought on “Losers!

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s