Uma não-notícia em ano de autárquicas

A notícia é ainda não haver notícia.escola-primaria

E quando a coisa se resolver em definitivo, provavelmente também não haverá.

Concretizando: nesta altura do ano já se deveria saber quais as escolas do 1º ciclo que irão encerrar por insuficiência de alunos. Mas o tema é sensível em ano de eleições autárquicas, pelo que o mais certo é que todas as pequenas escolas que ainda integram a rede escolar se mantenham em funcionamento.

O governo vai sentar-se à mesa com as autarquias, “nos próximos dias”, para discutir e negociar algumas medidas para o próximo ano letivo. Um dos pontos que vão estar em cima da mesa será o encerramento, ou não, das escolas do 1.o ciclo com poucos alunos, avançou ao i o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado. 

Desde 2001/02 que, todos os anos – à exceção do anterior ministro Nuno Crato que, em anos de eleições, não fechou escolas –, os vários governos têm vindo a encerrar os estabelecimentos escolares do 1.o ciclo com menos de 21 alunos. Mas tendo em conta que este é um ano de eleições autárquicas, o ministro Tiago Brandão Rodrigues poderá seguir a mesma estratégia do seu antecessor e não encerrar escolas. Desta forma, o governo evita a contestação que tem sido recorrente, sobretudo em localidades mais pequenas e do interior do país, como resultado do fecho das escolas.

Digam-nos mais tarde que não há motivações políticas nesta matéria e é apenas por razões pedagógicas e em nome do superior interesse dos alunos que decidem encerrar escolas.

Digam-nos, que nós acreditamos.

Anúncios

One thought on “Uma não-notícia em ano de autárquicas

  1. Fechar escolas em ano de eleições …não acredito… Até porque conheço um caso em que se reabriu uma escola, já encerrada à alguns anos, com o espaço físico já ocupado, só por vaidades políticas e com cumplicidades sindicais….enfim jogos de poder

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s