Transportes, seguro escolar e… bicicletas!

girl-on-bicycle-animation[1]Fará sentido querer promover a actividade física e a autonomia das crianças e jovens e não abranger na cobertura do seguro escolar, por exemplo, as deslocações de bicicleta para a escola?

Percebe-se alguma lógica em obrigar os alunos do secundário ao pagamento dos transportes escolares de que os do básico estão isentos, quando uns e outros frequentam a escolaridade obrigatória?

E a regra que garante transporte escolar gratuito a um aluno que vive a três quilómetros da escola, enquanto outro que mora a 2,9 km já terá de se deslocar inteiramente por sua conta, fará ainda sentido nos dias de hoje?

Eis algumas das questões que estiveram recentemente em debate entre autarcas de Aveiro e que certamente mereceriam uma discussão mais ampla a nível nacional.

“Em Portugal não é toda a gente que precisa que lhe paguem os manuais, enquanto o seguro de quem vai de bicicleta para a escola, que seria uma medida pouco mais cara, continua a não existir”, referiu o autarca [Ribau Esteves] que lidera a Câmara de Aveiro, citado pela Lusa, durante uma reunião do executivo municipal, que teve lugar na Junta de Freguesia de Santa Joana. E, na sua opinião, não faz sentido excluir os alunos do secundário do acesso ao transporte escolar, quando esses estudantes fazem parte da escolaridade obrigatória.

“Das duas, uma: ou investimos na bicicleta e em modos suaves de transporte, e o investimento tem custos, ou fazemos de conta que queremos que as pessoas andem de bicicleta, fazemos campanhas e discursos, e depois não há seguro para cobrir a deslocação de casa para a escola, numa altura da vida em que é tão importante apanhar o gosto de andar de bicicleta”, continuou o autarca, citado pela Lusa.

De um lado, manuais gratuitos no 1.º ciclo; do outro, seguro escolar que não cobre as deslocações para a escola “por ser caro”. Manuel Sousa, do PS, levantou algumas situações nesse encontro político em Aveiro. Ou seja, o facto de o transporte escolar gratuito excluir alunos que residam a menos de três quilómetros do estabelecimento de ensino.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s