Futebol, Fátima e Festival

Dia invulgar ontem em Portugal, com a reinvenção da tríade salazarenta do Fado, Futebol e Fátima, agora com o Festival da Eurovisão a tomar o destaque da impropriamente chamada “canção nacional”.

No Futebol, foi a já esperada consagração do campeão da época desportiva, com os habituais festejos e voltinhas ao redondel.

Em Fátima, a vinda do Papa cumpriu os objectivos e correspondeu às expectativas dos crentes, embora me pareça que não terá estado em Fátima tanta gente como se anunciava.

salvador-sobral.JPGJá a vitória de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão, com uma canção que fugiu a todos os cânones “festivaleiros” – a lufada de ar fresco de um lirismo simples mas tocante, cantada em Português, sem coros nem coreografias – foi uma verdadeira e agradável surpresa mesmo para os que pouco ou nada ligam a estas coisas.

Anúncios

2 thoughts on “Futebol, Fátima e Festival

    • Eu reparo nestas coisas porque sempre que se juntam pessoas com um objectivo político ou social há logo a preocupação de saber quantos foram. Neste caso, perante uma manifestação religiosa, parece que isso deixa de ser relevante.

      Claro que aqui interessa sobretudo a fé das pessoas, são motivações interiores que as movem e não o serem vistas ou contabilizadas por terceiros.

      Mas quando se montam gigantescas operações de segurança, se concedem tolerâncias de ponto e se continua a invocar o catolicismo do povo português para justificar um tratamento privilegiado à Igreja Católica, conviria saber a dimensão real que têm fenómenos como Fátima.

      Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s