140 escolas a flexibilizar

flexibilidade.JPGO Ministério da Educação quer, pelo menos, 140 escolas públicas e privadas a avançar em setembro com as alterações na gestão dos currículos das disciplinas. Em causa está a chamada “flexibilização curricular”, que o Ministério da Educação tinha a intenção de adotar em todas as escolas no próximo ano letivo, mas que agora vai ser implementada apenas num grupo de escolas através de um projeto-piloto, depois de ter sido travada pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República.

O i sabe que, até à data, há 190 agrupamentos de escolas que manifestaram interesse em fazer parte do projeto-piloto. No entanto, nem todas deram resposta definitiva. O prazo dado pelo Ministério da Educação para uma resposta final termina na próxima segunda-feira (dia 15).

Para projecto-piloto, o envolvimento de 140 escolas e agrupamentos parece-me excessivo, e poderá ser um sinal de que não sabem bem o que pretendem fazer e o que devem esperar: alargando e diversificando a experimentação pedagógica, aumentam as probabilidades de sucesso.

No resto, as notórias carências de recursos de algumas escolas, esperançadas em que a adesão aos projectos ministeriais as faça cair nas boas graças de quem manda, e o voluntarismo e a ânsia de protagonismo de alguns directores explicarão o elevado número de conversões à causa da flexibilização para o sucesso.

Anúncios

One thought on “140 escolas a flexibilizar

  1. “… a ânsia de protagonismo de alguns directores explicarão o elevado número de conversões à causa da flexibilização para o sucesso.” Tomam decisões, de forma unilateral, que implicam alunos, pais professores e não consultam ninguém. Em suma reizinhos…

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s