A escola no cinema: O Inimigo da Turma

O Inimigo da Turma

Título original: Razredni Sovražnik, 108m, Eslovénia, 2013.

inimigo-da-classe.jpgNusa, professora de Alemão numa escola secundária eslovena, entra em licença de maternidade e precisa de ser temporariamente substituída. Mas enquanto Nusa mantém uma relação de grande afectividade e proximidade com os seus alunos, o novo professor, Robert, utiliza métodos muito distintos dos seus. Um acontecimento trágico ocorrido com uma das alunas irá potenciar o conflito com o professor substituto.

Muito bem dirigido e interpretado, o filme explora os eternos dilemas suscitados pela relação professor/alunos, onde o ponto de equilíbrio entre afecto e autoridade é por vezes difícil de encontrar. Deve o professor ser frio, autoritário e exigente com os seus alunos, ou amável e complacente, procurando acima de tudo entender os seus problemas e desculpar as suas falhas?

O olhar sóbrio e equidistante do filme, num registo quase documental que evita tomar partido, ajuda-nos a perceber diferentes perspectivas em confronto no desenvolvimento da relação pedagógica e a reflectir sobre as realidades e os desafios da profissão docente no mundo em que vivemos.

Anúncios

One thought on “A escola no cinema: O Inimigo da Turma

  1. “O olhar sóbrio e equidistante que evita tomar partido” ( algo muito Brecht) parece-me ser o que torna este filme muito interessante no meio de tanto filme fast food (e aqui vem à memória o tal jogo Baleia Azul).

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s