Electro-liberalismo

Quando, há dez anos atrás, inventaram o mercado liberalizado da electricidade, já não sei bem o que me deixou, na altura, mais perplexo: se a dimensão do assalto ao bolso do consumidor que, em nome da “liberdade de escolha”, se preparava, se a passividade e a resignação generalizadas com que a iniciativa foi acolhida.

Na verdade, a electricidade é um monopólio natural: não tanto na produção, pois nas últimas décadas têm-se multiplicado os produtores e as formas de a produzir, mas sobretudo na sua distribuição até chegar ao consumidor final.

Deixando intactos os monopólios da EDP e da REN na rede eléctrica, o esquema liberalizador desenvolvido desde os tempos de Sócrates, e que consolidou Portugal como um dos países europeus com a electricidade mais cara, aumentou os custos da produção, subsidiando os pequenos produtores que vendem à rede a electricidade que produzem. Em simultâneo, entre a EDP e o consumidor final, criou-se uma fileira de empresas comercializadoras que, sem acrescentarem qualquer valor com o pseudo-serviço que prestam, vendem a energia eléctrica. Para justificarem a sua existência, simulam entre elas um mercado concorrencial, com promoções, ofertas, descontos e todos esses truques com que, a partir de um preço-base inflacionado, nos convencem de que pagamos menos por um serviço que entretanto se tornou mais caro.

electricidade

Agora que a DECO acordou para o assunto, depois de ter andado anos a incentivar à mudança para o “mercado livre” e a colaborar na farsa da mudança “obrigatória” e do “veja quanto poupa”, de o Correio da Manhã ter dado destaque ao tema e de a maioria de esquerda parlamentar se mostrar sensível à necessidade de intervir, talvez se criem finalmente as condições para se discutir a sério os problemas do sector energético em Portugal. Da perspectiva do consumidor, para variar.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s