Queridos directores

amadeu.JPGQuando na Assembleia da República se encontra em discussão um projecto de lei, da iniciativa do PCP, que pretende relançar a gestão democrática nas escolas e acabar com o poder dos directores, o PSD propõe-se remendar um dos buracos mais evidentes do actual modelo de gestão escolar: as irregularidades na eleição dos representantes dos encarregados de educação no Conselho Geral, e as situações dúbias que decorrem da eleição para este órgão, de pais de alunos que são também professores da mesma escola ou agrupamento.

Os pais e encarregados de educação que sejam professores ou funcionários no mesmo agrupamento de escolas frequentado pelos filhos não devem ter lugar nos respectivos conselhos gerais. A proposta é do PSD e faz parte de uma conjunto de regras para a escolha dos representantes das famílias no órgão máximo das escolas básicas e secundárias que aquele partido incluiu num projecto de lei que é votado na sexta-feira, no Parlamento.

A proposta do PSD estabelece que as associações de pais se devem reunir previamente para apresentar a proposta dos nomes dos pais que serão seus representantes dos encarregados de educação no conselho geral, num encontro marcado especificamente para o efeito. Estes representantes são eleitos em assembleias de encarregados de educação. Os membros eleitos devem ainda integrar representantes de todos os ciclos de ensino ministrados no agrupamento. O projecto de lei do PSD refere também que a acta da assembleia terá que mencionar os nomes dos representantes eleitos e suplentes e ser entregue ao presidente do conselho geral, devendo ser arquivada em dossier próprio do órgão (um dos problemas que têm sido detectados é a não existência de actas da eleição dos representantes dos pais).

Recorde-se que o modelo de gestão de escolas e agrupamentos actualmente em vigor, assente na concentração de poderes num órgão unipessoal, foi uma criação do primeiro governo de Sócrates, com Maria de Lurdes Rodrigues como ministra da Educação. Uma solução com que o PSD sempre se identificou, e que não só manteve inalterada durante a sua última passagem pelo poder, como pretende agora “aperfeiçoar”.

Numa altura em que a concentração de poderes nos directores e o peso excessivo de entidades exteriores às escolas nos conselhos gerais são contestados pelos parceiros da Geringonça, percebe-se já onde irá o PS encontrar apoio político para manter os seus queridos directores.

Anúncios

6 thoughts on “Queridos directores

  1. A melhor maneira é acabar com a eleição do diretor pelo conselho geral. Deve ser feito de forma democrática pelo voto secreto de todos os professores, assistentes administrativos, pais e alunos. Cada pessoa um voto. Quem tem medo do voto democrático? Aqueles que manipulam o conselho geral. Em relação à proposta do Psd acho bem que acabem com as posições dúbias (pai| professor ou assistente ) Só não entendo a incongruência do PSD porque foram apoiantes incondicionais deste modelo de Gestão.

    Gostar

        • Segundo o princípio democrático, um cidadão = um voto, o “voto secreto de todos os professores, assistentes administrativos, pais e alunos” alteraria a correlação de forças na eleição dos dirigentes escolares, passariam a depender da maioria do universo eleitoral (pais e alunos).

          Gostar

  2. Qual o problema.. sou professor e não tenho medo disso. Além disso o voto é só dos alunos do secundário, por causa da sua idade.

    Gostar

  3. Alargar o voto na escolha do director a todos os pais e alunos do secundário não me parece viável. E pode prestar-se a manipulações ainda maiores do que as que se cometem, por vezes, com os conselhos gerais.

    Nas escolas, é aos professores e funcionários que se pedem responsabilidades em relação ao que há para fazer e a qualquer coisa não corra bem. Devem ser eles a ter, também, uma palavra determinante na escolha da equipa directiva.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s