Discriminação dos Portugueses no estrangeiro

enseigment_portugais_.jpg

Tive de reler a notícia para confirmar se tinha percebido bem.

Que, à primeira leitura, custa a acreditar.

O Estado português financia, através do Instituto Camões, o ensino da língua portuguesa em França. Mas só para cidadãos estrangeiros.

Ou seja, um francês que queira aprender Português pode inscrever-se na disciplina e frequentar gratuitamente as aulas. Mas um estudante português, nas mesmas circunstâncias, terá de pagar propinas.

Pode dizer-se que já era assim com o anterior governo, que quis, também aqui, poupar dinheiro, e entendeu que era mais importante ensinar o Português a estrangeiros do que permitir que Portugueses emigrados continuassem a aprendizagem da língua materna. Só que a responsabilidade, agora, é de Tiago Brandão Rodrigues e da sua equipa.

Assim, o ensino de português será acessível como língua estrangeira a todos os alunos nas escolas franceses e com os professores pagos pelo Instituto Camões, com a diferença de que os portugueses pagam a propina.

Para o Sindicato [dos Professores nas Comunidades Lusíadas], “tendo o Ministro decidido dar prioridade aos alunos franceses e ao ensino do Português como língua estrangeira, ignorando o quadro restante do ensino do português em França, (…), é lícito inquirir se o nosso atual governo considera mais importantes os estrangeiros que os portugueses no estrangeiro, atitude que já caracterizava o governo anterior, e que permitiu brutais reduções no Ensino do Português no Estrangeiro”.

Para dar perspetiva, o Sindicato refere que “em 2006 lecionavam em França 120 professores, a cargo do Ministério da Educação, dos quais restam atualmetne apenas 86″. E, acrescentam, em 2012 havia 14 mil alunos lusodescendentes nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas, sendo que no presente são cerca de 11 mil alunos.”

E questionam a decisão de o governo português garantir o acesso à língua portuguesa a estrangeiros “quando mais de 15 mil alunos portugueses nas Comunidades ficaram privados” do mesmo.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s