1º de Maio também é dia de greve

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços (Cesp) afirmou que “milhares de trabalhadores” de lojas e armazéns do Lidl, Dia/Minipreço, Continente, Pingo Doce e Armazéns Jerónimo Martins, Auchan/Jumbo aderiram à greve do feriado de 1.º de Maio.

O Cesp assinala que os trabalhadores do comércio, escritórios e serviços estão nesta segunda-feira em luta no 1.º de Maio contra a precariedade e pelo aumento dos salários, horários regulados, correcção da injustiça nas carreiras profissionais dos operadores de armazém e negociação do contrato colectivo de trabalho.

“Trabalhadores da grande distribuição, das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e Misericórdias e de muitas outras empresas do comércio e serviços aderiram à greve decretada pelo Cesp para este dia 1.º de Maio”, refere o comunicado do sindicato.

Fazendo do Dia do Trabalhador um inimigo a abater, a grande distribuição portuguesa insiste, não só em manter os seus armazéns, supermercados e hipermercados em funcionamento num dia feriado tradicionalmente respeitado no sector, mas na provocação de agendar para esta data grandes campanhas de descontos e promoções, tentando transformar um dia de descanso e de convívio dos trabalhadores numa espécie de festa do consumismo.

pingo-doce.JPGEspecialmente repugnantes são as campanhas do Pingo Doce, propriedade de um grupo económico com pretensões a fazer parte da consciência moral do regime mas que, nesta e noutras circunstâncias, disfarça mal o desprezo pelos seus trabalhadores e a ganância com que desenfreadamente explora os seus fornecedores.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s