Expressões físico-motoras no 1º ciclo

basket.gifSerá o súbito interesse sobre as competências físico-motoras dos petizes de sete anos apenas o reflexo de uma nova orientação política na Educação, com novas prioridades, ou antes o pretexto, e um sinal evidente, das movimentações e da afirmação de mais um lobby em torno da promoção da actividade física e desportiva?

Há alguns indícios. No Quintal do Paulo Guinote, um comentador chamou aos bois pelos nomes, e o próprio Paulo divulgou o despacho de nomeação de uma comissão interministerial para promover a actividade física.

Se assim for, o processo segue um figurino que já conhecemos de outros carnavais: primeiro produz-se a prova daquilo que já se sabia, mas se finge ignorar: que o 1º CEB não promove adequadamente as actividades físicas e motoras. E depois nomeiam-se as pessoas certas, que irão analisar o problema e propor as soluções que provavelmente até já estarão mais do que pensadas.

Não gosto de tirar conclusões a partir de meras especulações, e por isso aguardo os futuros desenvolvimentos para ter uma opinião mais fundamentada. Até porque, à partida, combater o sedentarismo e desenvolver as capacidades físicas dos miúdos de uma forma coerente, integrada no currículo escolar e ajustada às diferentes idades parece-me fundamental, e deveria ser um objectivo consensual na Educação portuguesa e não um pretexto, nem para processos de intenções, nem para as habituais guerras de capelinhas em que se gastam inutilmente recursos e energias.

Mas não posso notar desde já o evidente mal-estar dos colegas do 1º ciclo que se sentem, uma vez mais, vigiados e tutelados pelos colegas de outros níveis de ensino na aplicação das provas de aferição. Como se, sendo competentes para ensinar os seus alunos, deixassem de o ser quando se trata de os avaliar com objectividade, rigor e isenção. Ora nem a suspeição nem a desconfiança serão bons aliados quando o objectivo é ganhar os professores para as reformas na educação que nos dizem ser indispensáveis.

Anúncios

One thought on “Expressões físico-motoras no 1º ciclo

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s