Provas de aferição do 2º ano começam para a semana

expressoes.jpgAs provas de aferição do 2º ano, nas componentes de Expressão Física-Motora e Artística, realizam-se de 2 a 9 de Maio, como já se sabia. Mas agora há uma novidade: os guiões das provas começam hoje a ser distribuídos pelas escolas, para que todas se possam preparar com antecedência, mesmo as que começam logo no dia 2.

Segundo Helder de Sousa, esta antecipação destina-se a garantir a “equidade” entre alunos. Se não fosse assim, os estudantes que fizessem a prova no dia 2 seriam prejudicados em relação aos seus colegas que as farão nos dias seguintes e que já conheceriam o teor das tarefas que terão de realizar. Cada prova será analisada e “classificada em directo” por dois professores, anunciou Helder de Sousa.

O ME continua a invocar a necessidade de investir mais e conhecer melhor o que se passa numa área curricular do 1º CEB tradicionalmente descurada. E garante que tudo estará a ser feito para que as provas se realizem em todas as escolas, mesmo naquelas que alegaram falta de equipamentos ou espaços adequados à sua realização.

A par do entusiasmo, nas hostes ministeriais, pelo pioneirismo da iniciativa, percebe-se igualmente uma boa dose de cepticismo entre os professores. Da minha parte noto, pelo menos para já, um ponto positivo: o de trazer os problemas e necessidades 1º ciclo, um parente pobre e muitas vezes esquecido, à ribalta do debate público sobre a educação portuguesa.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s