Regresso às greves?

Greve_educacao.jpgA paz entre sindicatos de professores e Ministério da Educação tem sido a regra na atual legislatura. Mas essa realidade poderá mudar mais depressa do que se supunha. Depois de já terem admitido há dias o recurso a ações de luta, nomeadamente greves em períodos “sensíveis”, os responsáveis máximos das duas maiores organizações do setor – Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e Federação Nacional da Educação (FNE) apontam agora um prazo curto para passarem das palavras à ação, dando ao Ministério da Educação até ao mês de maio para decidir se quer avançar para o diálogo de vários temas em cima da mesa ou enfrentar protestos mais duros.

Os encontros regulares entre as federações sindicais e o ministério, se contrastam positivamente com a falta de diálogo do tempo dos outros senhores, não se têm traduzido em respostas concretas aos problemas e anseios da classe docente. O congelamento da carreira e das progressões, a vinculação a conta-gotas de professores contratados, a sobrecarga de trabalho burocrático nas escolas, as turmas demasiado grandes, os abusos no preenchimento da componente não lectiva, a gestão concentracionária e por vezes autoritária nos mega-agrupamentos: tudo isto, e muito mais, corporiza o descontentamento dos professores a que o ME teima em não dar resposta.

Mas o actual impasse não poderá prolongar-se muito mais tempo. Ou a equipa dirigente do ME assume alguns compromissos concretos em relação às reivindicações dos docentes e à melhoria das condições salariais e de trabalho, ou terão os professores, com os seus sindicatos, de decidir o que fazer para pressionar o governo. E se a insatisfação é suficiente forte para nos induzir à acção, todas as formas de luta terão de ser ponderadas, incluindo a “bomba atómica”, a greve em período de exames e avaliações. Continuar a apontar o dedo às contradições da “geringonça” e dos partidos que a apoiam deixará, a breve prazo, de ser suficiente.

Anúncios

One thought on “Regresso às greves?

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s