Sarampo, sarampelo…

sarampo.jpg…Sete vezes vem ao pêlo, ouvia eu dizer quando era pequeno.

E lá tive o sarampo, como a maior parte dos miúdos, que ao tempo não havia vacina. Sendo doença benigna para a grande maioria, uma pequena parte das crianças morria, ou ficava com sequelas para o resto da vida. Queremos voltar a esse tempo?

Não tomávamos a vacina porque não havia. E quando eu era pequeno havia cólera em Portugal. Tínhamos de ferver a água. Saudades, não é?

Anda por aí uma lógica de contrariar a ciência como se esta gente fosse saudosista dos anos 80, mas AC. Na verdade, vivemos num país que se escandaliza com pais que não vacinam filhos no século XXI, mas que celebra pastorinhos canonizados por curarem doenças com milagres. É profundamente idiota não vacinar filhos, mas esta notícia passa na mesma televisão onde, com ar sério, se celebra dois pastores que vão ser santos por curarem doenças à distância depois de já falecidos.

João Quadros evoca também, na sua crónica humorística, o telediagnóstico, em directo e ao vivo, da bruxa/cartomante da SIC, patrocinado, nos intervalos, pelas pílulas milagrosas para a falta de cálcio e outras maleitas da terceira idade.

Mas a superstição e a ignorância não atingem apenas os mais velhos. O Google difunde informação à mesma velocidade a que se cresce a quantidade de gente mal informada.

E conclui acertadamente: a epidemia de sarampo é também uma epidemia de estupidez, a mais contagiosa de todas as doenças. Para a vencer, todos os meios são legítimos. Até os mais radicais…

Na minha opinião, a vacinação devia ser obrigatória. Mesmo que tivesse de ser dada com uma espingarda da dardos à distância. Estava a criança no baloiço e tau!, com mira telescópica. Se há pessoas que querem viver na idade da pedra, tudo bem, mas não arrastem os outros com elas. E se for necessário para convencer aquelas pessoas que gostam de fazer nascer os filhos em casa e de não dar vacinas aos miúdos, ofereçam um cheque de cem euros em missangas que elas aparecem.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s