O estatuto do professor

licinio-lima.JPGDe uma entrevista extensa, mas muito rica e interessante, dada pelo professor português Licínio Lima a um jornal brasileiro, destaco a parte final, sobre o estatuto social e profissional dos professores.

[…] com salários baixos, com uma profissão controlada, escrutinada, competitiva, é evidente que o recrutamento do professor vai ser feito por baixo. E, como se diz há alguns anos no Brasil e em outros países, ‘ah, não tinha possibilidade de outra coisa melhor, acabou indo para o magistério’. Quer dizer, o magistério muitas vezes parece ser um destino social para quem não pode, não foi capaz, não teve motivação ou não teve recursos para chegar mais longe. Isso tem que ter terminar.

Uma sociedade em que o educador, o professor está no centro tem que ter uma formação altamente elaborada, que seja prestigiado e tenha um salário compatível com um especialista, tem  que fazer uma educação permanente, o professor tem que viajar, educador tem que ser cosmopolita. Se nunca saiu da sua região, se nunca visitou o estrangeiro, se não estuda, se não vai ao teatro, se não ouve música, vai ser cosmopolita como? Vai ser um professor caipira, como vocês dizem aqui no Brasil, paroquial, local, fechado em seu pequeno mundo, que ele domina, conhece as regras do jogo, mas não vai preparar para o mundo os seus estudantes porque não conhece, ele próprio, um mundo para além do seu quintal, da sua casa, do seu bairro, da sua comunidade.

Anúncios

2 thoughts on “O estatuto do professor

  1. Muito bem.

    E este “cosmopolitismo” é aquilo que pode contrabalançar este sempre recorrente aposta acrítica nas novas tecnologias: o relato pessoal e uma mundivisão que nenhuma máquina consegue transmitir.

    Caso contrário, ponha-se a inteligência artificial na escola.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s