Telemóveis estragados

telemoveis-avariados.JPGEsquecer o smartphone no café, deixá-lo escorregar das mãos, ou perdê-lo num táxi são acidentes, mas acontecem com mais frequência quando há um novo modelo no mercado. O fenómeno é posto à prova num estudo de uma equipa de investigadores norte-americanos: chamam-lhe o “efeito upgrade”.

O efeito é comum no mercado dos smartphones, com grandes marcas como Samsung e Apple a lançarem novos topos de gama quase todos os anos. Muitos consumidores querem os modelo mais recentes, mas sentem-se culpados com o investimento se o anterior ainda está a funcionar. Porém, se o telefone estiver estragado são obrigados a comprar o novo modelo sem sentimentos culpa. Os investigadores acreditam que esta lógica motiva as pessoas a terem atitudes mais descuidadas para com os aparelhos, sem se aperceberem disso.

E que dizer de pessoas que estragam intencionalmente telemóveis topo de gama porque entretanto apareceu um novo modelo que consegue, numa coisinha ou duas, ser ligeiramente melhor?

Geralmente têm seguros contra danos nos aparelhos, ou então pais, avós ou outros familiares que não querem que falte nada ao menino ou à menina.

Quando nos sai do bolso, quando temos de prescindir de umas coisas para conseguir ter outras, somos geralmente mais poupados, comedidos e zelosos do que nos custou a alcançar. Uma lição de vida importante, de que demasiadas vezes privamos os mais novos.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s