Ninguém disse que educar é fácil

estudente-bebado.jpgMas há quem escolha o caminho da facilidade: viagens caras ao estrangeiro, onde o “tudo incluído” é por si só um convite aos excessos, pouca ou nenhuma supervisão de adultos responsáveis, álcool à discrição, seguros e cauções para que os jovens se sintam à vontade a estragar e a destruir porque “o seguro paga”.

Pais e mães decidem confiar nos seus meninos e meninas e nos duvidosos organizadores das “viagens de finalistas”, e quando se torna inegável que fizeram grossa porcaria, então tudo serve para encontrar responsáveis que os ilibem da sua própria irresponsabilidade. E assim se culpam os gerentes dos hotéis, que inventaram e exageraram, pois “o meu filho contou-me tudo” e “não foi nada daquilo o que se passou”. Ou então os meus filhos são uns santinhos e os desmandos foram feitos apenas por um pequeno grupo de estudantes.

Em desespero de causa, acaba-se finalmente – é a força do hábito! – a culpar a escola, porque os professores, ocupados a ensinar-lhes as matérias que constam dos programas e saem nos exames, se esquecem de lhes dar umas lições de civilidade e boas maneiras em viagens de finalistas.

Não é demais lembrar que a missão de educar compete primordialmente às famílias e que as ditas viagens de finalistas não cumprem quaisquer objectivos pedagógicos, não são organizadas pelas escolas nem envolvem a participação de professores.

Muitas vezes avisados pelos professores dos riscos destas viagens, que preferem menosprezar, os pais que acedem aos caprichos dos filhos finalistas podem ter encontrado uma forma, ainda que dispendiosa, de se verem livres deles por uma semana. Não venham é pedir contas, quando as coisas correm mal, a quem nada teve a ver com as suas escolhas.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s