A escola no cinema: O Dia da Saia

A escola no cinema é a designação de uma nova série de posts dedicada aos filmes que retratam a escola e o quotidiano de professores e alunos em diversas épocas, países e culturas. Tal como tenho feito com outros temas culturais, procurarei divulgar primordialmente cinematografias e filmes menos conhecidos, fugindo tanto quanto possível à hegemonia anglo-americana na indústria do audiovisual.

Nem todos os filmes estarão disponíveis nos circuitos comerciais, mas muitos deles encontram-se com relativa facilidade através da internet, por vezes mesmo em plataformas legais como o Youtube. Quanto a meios de legalidade duvidosa para “sacar” os que não se conseguem obter de outra forma, eles continuam a existir, mas não quero que algum zeloso polícia da internet me feche o blogue por os divulgar.

O Dia da Saia

Título original: Journée de la Jupe, 87m, França, 2008.

dia-da-saia.jpgO Dia da Saia é um filme francês pouco conhecido em Portugal, cujo argumento parte do dia-a-dia de uma turma problemática numa escola secundária dos arredores de Paris, que retrata de forma hiper-realista. No início atribulado de mais uma aula de Francês, a relação tensa entre a professora e os alunos indisciplinados e provocadores desencadeará, a partir de um incidente fortuito, um conjunto de acontecimentos inesperados e dramáticos: pretexto para a reflexão sobre os limites do multiculturalismo e a integração das minorias étnicas e religiosas na sociedade francesa.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s