Faites vos jeux!


Em Setembro próximo vão entrar no quadro 3462 professores que estão a contrato. Este é o número de vagas que foi aberto nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação, através de duas portarias. Uma sobre o processo de vinculação extraordinária que fixa o número de vagas em 3019; outra sobre o concurso externo, onde existem 443 lugares disponíveis para os docentes abrangidos pela chamada “norma-travão”.

roletaEstes professores distribuem-se, naturalmente, pelos diversos grupos de recrutamento, embora a maior concentração de vagas seja no 1º CEB e na Educação Especial.

Quanto ao concurso interno, abriram cerca de 4600 lugares nos quadros de escolas e agrupamentos, e também aqui o maior número surge no primeiro ciclo (mais de 600, sendo metade no grupo de Inglês, o 120) e, novamente, na Educação Especial, onde são mais de 800 as vagas disponíveis.

Claro que nem todas as vagas a concurso originarão entradas nos quadros de escola de professores oriundos dos QZP, pois há um número quase igual de vagas negativas a considerar: isto significa que em muitos casos haverá professores que, ao conseguirem colocação, originarão o fecho do lugar de origem, reduzindo as hipóteses de mobilidade aos candidatos menos graduados.

Depois de os mapas das vagas terem sido ontem publicados e de muitos docentes estarem já a deitar contas à vida, resta aguardar a abertura oficial dos concursos, prometida para a próxima semana.

Concursos de professores durante as férias escolares, para lembrar aos professores, como quem não quer a coisa, que as férias são só para os alunos: eis o regresso de um clássico, brevemente em exibição num computador perto de si…

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s