Aferir as expressões no 1º ciclo

Cerca de 90 mil alunos do 2.º ano vão prestar provas das suas competências físico-motoras, entre os dias 2 e 9 de maio. Um acontecimento inédito, que gera entusiasmo nas associações de professores da área mas que implicará, para as escolas, uma logística invulgar para uma prova de aferição.

“É a primeira vez, a nível europeu, que se faz uma prova nacional de Educação Física”, confirmou ao DN Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, revelando que estes testes estão a gerar curiosidade até do outro lado da fronteira, da parte do Colégio Espanhol de Educação Física. “Já se realizaram provas a nível de regiões, nomeadamente em França, mas nunca em todo um país”.

Contrariando as críticas dos que discordaram da abolição dos exames do 4º ano e da reintrodução as provas de aferição como instrumento de avaliação externa no 1º ciclo, os responsáveis demonstram que o novo modelo não é “mais do mesmo” nem se destina a ser uma réplica das aferições que se faziam nos tempos anteriores a Nuno Crato. Sobretudo as provas das expressões artísticas e físico-motoras estão a suscitar expectativa e alguma apreensão, sobretudo por serem inéditas entre nós e pouco vulgares mesmo nos sistemas educativos que nos servem de referência.

iave.JPG

Claro que o IAVE gosta sempre de complicar um pouco as coisas, e talvez o aparato montado em torno da preparação e execução das provas seja algo excessivo. Em todo o caso, a informação relevante parece estar já inteiramente disponível e, claro, da aplicação deste modelo de avaliação externa poderá obter-se, não só informação relevante sobre as aprendizagens e capacidades dos alunos, mas também ensinamentos que permitam afinar os instrumentos e os procedimentos avaliativos em futuras aferições.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s