Organização de eventos

luisa-ucha.pngA blogosfera docente, habitualmente calma ao fim de semana, agitou-se por estes dias com a publicação da carta aberta das associações de professores em defesa do perfil do aluno e de um novo quadro de referência para a Educação que está a ser preparado pelo ME, incluindo não só o perfil, mas também a flexibilização curricular e as aprendizagens essenciais.

Apesar do ineditismo da iniciativa, ela acabou por ser comentada sobretudo por um pormenor em que os seus autores prefeririam que não tivesse sido notado: Paulo Guinote, lembrando-se de procurar a autoria do documento nas propriedades do pdf divulgado, encontrou o nome de Luísa Ucha. Nem mais, nem menos, do que a Adjunta de João Costa, Secretário de Estado da Educação. E não só: de acordo com a informação que consta do despacho de nomeação, a senhora é também dirigente da Associação de Professores de Geografia.

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Ora é aqui que me parece, e peço desculpa pelo plebeísmo, que a porca torce o rabo: como é possível assumir-se funções num gabinete ministerial e permanecer como dirigente de uma associação representante de professores que tem relações institucionais com o ministério? Até acredito que não haja, do ponto de vista estritamente legal, norma que expressamente o proíba. Mas eticamente é indefensável, e toda a gente dotada de um mínimo de bom senso verá aqui uma clara incompatibilidade de funções, embora me garantam ser isto a normalidade nalguns sectores da nossa vida institucional.

Quando o ME discute, vamos supor, as aprendizagens essenciais na disciplina de Geografia com a respectiva associação de professores, onde está Luísa Ucha? Ao lado do seu secretário de Estado, eventualmente representando-o na sua ausência, ou integrando a delegação da associação de que é dirigente? Ou vai alternando de funções, contribuindo para se alcançarem mais depressa os desejados consensos?

E quando a política voluntarista e de fuga para a frente do secretário de Estado começa a ser contestada por professores, pelo Presidente da República e mesmo por alguns sectores do partido no governo, sendo ensaiada uma vaga de fundo em apoio da agenda reformista, onde está Luísa Ucha? Ao lado de João Costa, o seu superior hierárquico no ME, que garante só ter tido conhecimento da carta aberta quando ela foi tornada pública? Ou na direcção da APG, a mobilizar o movimento de apoio de uma forma tão evidente que até o seu nome surge, indisfarçável, nos metadados da carta colectivamente redigida?

Entendamo-nos: esta promiscuidade entre cargos públicos e privados, esta fabricação de consensos em que as mesmas pessoas se colocam como facilitadores de um e de outro lado, este modo de funcionar de algumas associações de professores que representam mais os interesses dos seus dirigentes do que a vontade daqueles que supostamente representam, tudo isto é altamente condenável.

Não há nada de mal que uma imensa maioria de professores se reveja, a acreditar nas palavras das associações que falam em seu nome, nas reformas educativas deste governo. Assim como não cairá o mundo se outros discordarem ou criticarem parte substancial do que está a ser preparado. Importante é que se discuta com abertura, franqueza e honestidade, evitando tanto as polémicas estéreis e os ataques pessoais como a encenação do consenso e os falsos unanimismos.

Sobre a carta aberta das associações acrescentarei apenas, como já o escrevi algures, que o seu discurso em defesa do perfil do aluno dá continuidade ao do texto que lhe serve de referência: redondo, repetitivo, generalista, por vezes soporífero. É fácil estarmos todos de acordo quando nos limitamos a enunciar e defender princípios gerais, abstractos e inatacáveis. Os problemas surgem é na posterior fase da concretização, quando somos invariavelmente confrontados com a necessidade de fazer opções e de assumir as divergências…

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