Catorze associações de professores juntaram-se para defender publicamente aquilo a que chamam o Currículo para o século XXI, através de uma carta aberta que ontem à noite o blogue ComRegras divulgou em primeira mão. E onde o Paulo Guinote notou, além dos signatários oficiais, a mãozinha de uma adjunta do Secretário de Estado da Educação…
No essencial, as associações defendem o Perfil do Aluno, documento actualmente em discussão pública, concordando com a sua razão de ser, com a pluralidade de valores e competências que enuncia e com a matriz humanista que propõe para a formação das novas gerações. Até o “carácter generalista e relativamente vago” que lhe tem sido apontado é visto, senão como uma virtude, pelo menos como inevitabilidade:
Além do Perfil, o outro pilar da reorganização curricular são as Aprendizagens Essenciais, ainda em preparação, num processo em que estão envolvidas as associações signatárias deste documento. Estas aprendizagens são importantes porque, explicam-nos, são elas que irão fazer a articulação entre o Perfil e os currículos. Confusos? Não é caso para isso:
E se ainda não estão convencidos, não é grave. Os nossos representantes profissionais também percebem que, no fundo, a importância de tudo isto é relativa. E escrevem-no, preto no branco:
Em seguida o discurso perde-se um pouco, entre motivações, excelências, articulações e, naturalmente, falta de condições. E só na última frase o texto ganha de novo substância, ao referir-se, entre o que é essencial à consecução das reformas, a necessidade da…
Ora bolas, poderiam ter começado logo por aqui!…