Mudanças curriculares só depois das autárquicas

tiagobrodrigues.JPGPrimeiro-ministro deu orientações a Tiago Brandão Rodrigues para não avançar com flexibilização curricular e evitar riscos no arranque do ano letivo, a um mês de eleições. Em setembro, a medida só vai avançar em 50 escolas para o ministro da Educação não perder a face.

O instinto de sobrevivência política de António Costa falou mais alto e o primeiro-ministro, que se tem mostrado hábil a a contornar as armadilhas que podem pôr em causa a sua solução governativa, percebeu que uma reforma educativa apressada, que não só não convence os professores como é mal assumida pelos seus próprios mentores, iria causar dificuldades e excessivo desgaste ao governo em período pré-eleitoral.

Aliás, mandam as boas regras que mudanças curriculares, tenham o nome que tiverem, devem ser cuidadosamente planeadas e discutidas – um ano seria o mínimo dos mínimos – e experimentadas numa amostra representativa de escolas durante mais um ano. Só em seguida, depois de avaliada a experiência, feitas as necessárias correcções e acertos e garantidos os meios necessários – materiais, humanos, financeiros – se deveria avançar, sempre com todas as cautelas, para a generalização da mudança. E, mesmo aqui, gradualmente, começando pelos anos iniciais de ciclo.

Seja devido às autárquicas à porta, seja porque houve efectivo bom senso nas hostes governamentais, a solução que agora o jornal i anuncia permitirá avançar com a flexibilização curricular, em 50 escolas ou agrupamentos convidados pelo ME, na forma de um projecto-piloto de participação voluntária.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s