Literacias e competências em falta

perfilO novo Perfil do Aluno tem sido considerado um documento bastante completo, holístico, como dizem alguns, por vezes até repetitivo na caracterização do Homem Novo que se pretende construir através da educação portuguesa. Apesar de prescrever a demanda de múltiplas competências e literacias que os alunos deverão adquirir, há ainda assim pelo menos duas falhas que lhe foram já apontadas a este nível.

Carlos Fiolhais, um cientista português que dispensa apresentações, lamenta que entre as dez competências-chave dos alunos constem as tecnologias, mas não a cultura científica. E acrescenta, desiludido:

Esperava tudo menos a secundarização da ciência por parte de um ministério encabeçado por um cientista. O documento aponta para o passado e não para o futuro.

Ainda assim, na parte das literacias, não foi esquecida a literacia científica. Em sentido contrário, a sociedade científica e as associações profissionais de Educação Física criticam, no seu parecer conjunto, a ausência da literacia motora.

Partimos da ideia de que, tal como uma língua estrangeira, a música, a pintura ou a tecnologia digital, também a linguagem motora exige o domínio de códigos específicos necessários para a interpretação e representação da realidade.
Para além de sua justa menção no documento em apreço, consideramos que sua simples consideração entre os elementos de referência para o desejado desenvolvimento curricular, constitui um precioso contributo para o modo como as escolas, as famílias e a sociedade em geral tem percebido a importância educativa da educação através do corpo e da atividade física.

Em contrapartida, encontram-se no Perfil não uma, mas duas competências-chave que se relacionam com a actividade física e desportiva, os hábitos de vida saudável e a relação com o corpo: “Bem-estar e saúde” e “Consciência e domínio do corpo“.

E é assim a vida. Quando nos enredamos em jogos de palavras, há sempre alguém disposto a reclamar-nos mais uma figura de estilo ou uma redundância de acordo com os seus interesses ou visão peculiar.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s