Promessas de ministro

tiago-rodrigues-parlamentoNo Parlamento, o ministro da Educação acaba de garantir o inevitável: as mudanças curriculares insistentemente anunciadas nos últimos tempos, mas ainda não convertidas em propostas concretas, não poderão vigorar já no próximo ano. A não ser, talvez, num punhado de escolas que se voluntariem para as experimentar:

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu nesta terça-feira que todas as mudanças que estão a ser debatidas para o sector serão implementadas de “forma gradual”. O ministro, que está a ser ouvido pela comissão parlamentar da Educação, frisou também que não está em cima da mesa a “revogação da actual estrutura curricular”.

No Parlamento, Tiago Rodrigues abriu um pouco mais o jogo em relação a algumas matérias onde o governo tem fugido a compromissos. Cá ficaremos atentos à sua concretização:

  • Haverá novos processos de vinculação extraordinária de professores nos próximos anos, tal como vinha a ser exigido pelos sindicatos e associações representativas dos professores contratados;
  • Será alterada a “portaria dos rácios” que, ao não tomar em conta a tipologia das escolas na definição do quadro de pessoal auxiliar, tem permitido a perpetuação de insuficiências crónicas de funcionários em algumas escolas e agrupamentos – um problema que serviu de pretexto ao PSD para chamar o ministro ao Parlamento mas que, em quatro anos de governo, este partido foi incapaz de resolver.

Anúncios

One thought on “Promessas de ministro

  1. Não chegam estas promessas.

    Uma das variáveis em todo este processo, “gradual “ou menos “gradual” saõ os professores nas escolas: as condições de trabalho, horários, componentes lectivas e não lectivas, redução de serviço por idade, envelhecimento docente, burnouts, etc.

    Assumo este comentário como parcial e corporativo. Mas esquecer isto é estar a fugir de uma questão fundamental- as escolas têm funcionado bem na maioria dos casos, graças ao empenho dos professores. À sua frente estão turmas cheias de alunos e ao entrar, o cansaço, desmotivação e desconfiança desaparecem….este é o mérito do professor mas também um problema para a sua mobilização.

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s