Greve Geral da Educação

… em Espanha!

huelga.jpg

A greve geral hoje marcada para todas as escolas públicas de Espanha, desde os infantários às universidades, tem a adesão da generalidade dos sindicatos de professores e do pessoal não docente. Mas também é apoiada pelas associações de pais, que exortam os seus filiados a não enviarem hoje os filhos à escola.

Há quatro anos que não havia, em Espanha, um protesto desta dimensão.

Lá como cá, a austeridade serviu para impor cortes salariais e orçamentais, degradando a qualidade da educação. Mas não impediu, antes pelo contrário, que proliferassem os acordos com as escolas privadas que prestam serviços educativos subsidiados pelo Estado.

Apesar de oficialmente Espanha já não estar em crise e de o governo se gabar de ser um dos países europeus onde a economia mais cresce, não há meio de serem revertidos os cortes na educação. Pelo contrário, novas e mais gravosas medidas para os professores e as escolas públicas estarão a ser preparadas através de uma lei educativa que o PP tentará fazer passar, nas Cortes, com o apoio dos Ciudadanos (partido de centro-direita liberal) e alguns pequenos partidos.

Curioso é passar os olhos pela lista não exaustiva das reivindicações desta greve e encontrar tanta coisa que poderia ser subscrita, sem tirar nem pôr, pelos professores portugueses. As queixas são semelhantes, o que é um sinal seguro de que, de um lado e do outro, os que desgovernam aprenderam todos na mesma escola…

Anúncios

3 thoughts on “Greve Geral da Educação

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s