Igualdade de direitos também é isto

ladiesnight.PNGUm bar situado no principal bairro noturno da cidade de Albacete, na região de Castela-Mancha, foi multado em 1500 euros por apenas cobrar entrada aos homens, deixando as mulheres entrar gratuitamente. O processo de contraordenação avançou por causa da queixa apresentada por um cliente a quem cobraram entrada e que denunciou o caso na Direção do Consumo.

Em Portugal, a prática de cobrar entrada apenas aos homens – ou consumo mínimo, o que vai dar no mesmo – estará generalizada, ao que consta, em inúmeros bares e discotecas. O que é discriminatório, e não só no pagamento que é imposto aos homens e de que as mulheres são dispensadas. A aparente vantagem que é dada às mulheres também não as dignifica, pois estão a ser usadas como chamariz para os clientes do sexo masculino.

Em Portugal, julgo que ainda ninguém se insurgiu contra o tratamento discriminatório na entrada em espaços de diversão nocturna ao ponto de apresentar queixa judicial. Quando alguém o fizer, estará a justiça portuguesa preparada para olhar a igualdade de género em todas as suas implicações?

3 thoughts on “Igualdade de direitos também é isto

    • Conheço um estabelecimento que foi multado porque vendia saias para mulheres e calças para homens. Objectivamente trata-se de uma discriminação. Também é proibido pôr anúncios de emprego do tipo “pretende-se secretária” tem de ser “secretária ou secretário”. Há o caso de um amigo meu que, tendo enviuvado, pôs um anúncio “pretende-se senhora para fins matrimoniais”. Foi multado e ia sendo preso, deveria ter posto “pretende-se senhora ou cavalheiro para fins matrimoniais”. E cavalheiro que seja rejeitado pode recorrer e quem põe o anúncio tem de justificar por que é que escolheu senhora e mostrar que não teve intenção de discriminação de género. Deixo aqui o aviso para os incautos pois podem incorrer em falta que dê multa ou mesmo prisão.
      Na minha terra um modesto clube de futebol teve graves problemas porque anunciou que pretendia contratar um avançado centro quando devia ter anunciado avançado ou avançada centro. Cuidado pois com a língua. A língua portuguesa é muito traiçoeira com a mania dos femininos e masculinos quandp devia ser como o inglês.

      Gostar

  1. Um pouco de demagogia para responder à pergunta final: quando as mulheres ganharem o mesmo dos homens pelo mesmo trabalho?

    Sem demagogia: a misoginia continua e dá lucro.

    Gostar

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.