Empreendedorismo é…

blog-do-empreendedor2[1]Uma ideia potencialmente boa que é completamente desvirtuada quando se pensa em dar dinheiro a desempregados para que se tornem empreendedores à força em vez de apostar em quem tem realmente vocação, conhecimentos e ambição de empreendedor.

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) já abriu as candidaturas para o NEET (sigla de “Neither in Employment nor in Education or Training” ou nem-nem), um programa com uma dotação de 5 milhões de euros, apoiado por fundos europeus, que visa estimular e apoiar o empreendedorismo.

Na verdade o empreendedorismo resulta muito mais em com adultos qualificados e empregados, com experiência profissional, do que com jovens desempregados e inexperientes. As boas ideias de negócio de que precisamos são sobretudo investimentos que tirem partido do know-how e da implantação no mercado de empresas já existentes, potenciando o seu crescimento, o aumento das exportações e a criação de emprego. Não são pequenos projectos virados para a “comunidade local” onde os desempregados brincam aos negócios uns com os outros e a serem patrões-de-si-próprios até que se acabem os subsídios ou as poupanças familiares.

Também quero crer que quem congemina e promove estas iniciativas não é tão idiota como parece, e sabe bem que o objectivo inconfessado disto tudo é promover o consumo interno por conta do dinheiro europeu, que aqui entra a fundo perdido, e abater, ainda que provisoriamente, uns milhares de jovens “empreendedores” à lista dos desempregados.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s