O comprimido da inteligência

250px-Methylphenidate3Dan.gifO assunto já não é novo, mas a actualização das estatísticas do consumo dos medicamentos para controlar a hiperactividade em crianças e adolescentes mostra que o fenómeno soma e segue:

As vendas do medicamento habitualmente utilizado para tratar perturbações de hiperactividade e défice de atenção (PHDA), o metilfenidato, cuja designação comercial é ritalina, duplicaram entre 2010 e 2016. Segundo o Jornal de Notícias deste domingo, em 2010 venderam-se 133 mil embalagens daquele que é conhecido como “comprimido da inteligência”, porque ajuda as crianças a concentrarem-se e a melhorarem os seus resultados escolares. Um número que mais que duplicou em 2016, quando as vendas rondaram as 270 mil embalagens.

Ainda assim, o diário, que cita dados fornecidos pela consultora QuintilesIMS e pelo Infarmed (a autoridade que regula e supervisiona o mercado dos medicamentos) nota que em 2016 houve uma descida de vendas face a 2015, quando o número de embalagens vendidas atingiu as 283 mil. No entanto, o JN também nota que surgiu no mercado uma nova molécula para tratar as mesmas perturbações, a atomoxetina, cujas vendas mais que duplicaram de quatro mil embalagens em 2015 para nove mil em 2016.

Também aqui, os privados vão à frente. No ambiente supercompetitivo criado nalguns colégios, chega a haver turmas onde 80% dos alunos tomam estes medicamentos. É a maneira de ter alunos mais calmos, controlados e focados “nos estudos” e na obtenção de melhores notas.

Resta saber se o que se poupa em consultas de psicologia ou em acompanhamento mais individualizado – e mais caro – dos alunos por parte das escolas, não irá ser pago, mais tarde, em doenças ou perturbações mentais não tratadas, e apenas mascaradas, pelo uso e abuso da ritalina e de drogas semelhantes.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s