Pobres com hábitos de pobres

rico-pobre.jpgDesprezar e criticar as pessoas ricas é muito comum entre as pessoas pobres. Isso acontece porque os pobres só procuram justificar a falta de conhecimento e disciplina financeira. Essa atitude crítica não estimula uma mudança em nós. Em vez disso, dimuini-nos e fecha-nos a oportunidade de sermos ricos, porque identificámos o ser rico como algo negativo, que, inconscientemente, não queremos para nós mesmos.

É um facto que os pobres são pobres porque têm muitos hábitos de pessoas pobres e muito poucos hábitos de pessoas ricas. Pais e tutores com menos sucesso económico ensinam aos seus filhos hábitos que resultam na continuação da pobreza, enquanto os pais economicamente mais bem sucedidos ensinam aos seus filhos hábitos que os catapultam ao sucesso financeiro. O que separa os ricos dos pobres não é a diferença de rendimentos, mas a diferença de estilos de vida.

Este texto foi extraído, não de um qualquer panfleto da mais retorcida propaganda neoliberal, mas sim de um manual do ensino secundário da Bolívia, curiosamente um dos países mais pobres da América Latina.

A pobreza vista como culpa dos pobres, que não se esforçam o suficiente para se tornarem ricos. E pior do que isso, que passam os seus “valores negativos” aos seus filhos. Entre nós há também quem assim pense, embora raros se atrevam a defender publicamente estas ideias, fora da zona de conforto de auditórios e públicos seleccionados.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s