Orçamento Participativo das Escolas

ope.JPGEmpenhado em promover o Orçamento Participativo das Escolas, o ministro da Educação rumou hoje a norte, onde, na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares, assistiu ao lançamento das propostas dos alunos sobre o melhor destino a dar aos 1628 euros atribuídos pelo ME. Tantos quanto o número de estudantes, do 7º ano 12º ano, matriculados na escola. E disse:

Mais do que do que um orçamento simbólico adicional, o OPE é uma forma de os jovens valorizarem a democracia e o debate, preparando-se para serem eleitores e eleitos no contexto em que vivem, fazedores de opinião e e empreendedores de iniciativas balizadas por orçamentos disponíveis. É bom que tenham consciência financeira.

Os alunos terão agora até 24 de Março, Dia do Estudante, para debater as propostas já apresentadas antes de decidirem, através do voto, a sua favorita.

Um miniplanetário para tornar as aulas de ciências e astronomia mais interativas e práticas?

Um espaço revestido a lona amovível para permitir a prática mais segura de Educação Física em dias chuvosos e frios?

Ou a criação de um clube de bicicletas, para facilitar as deslocações para a escola e fazer as reparações necessárias a custo reduzido?

Construir uma cobertura da ligação entre blocos, equipar uma sala da convívio, proporcionar aulas extracurriculares para aprendizagem de tarefas domésticas e criar uma orquestra escolar foram as outras propostas apresentadas.

Não tenho dúvidas em considerar esta iniciativa uma das mais interessantes e originais do actual ministério. É assim que se constrói e vive a democracia, propondo, discutindo e fazendo escolhas através do voto. Que as escolas promovam a participação e o debate entre os seus alunos, e que estes não se furtem à oportunidade de uma intervenção activa e construtiva naquilo que lhes diz respeito é, obviamente, o que agora se deseja.

 

 

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s