Culpados da indisciplina? Os professores, claro!

angry-student.jpgA peça tem a data de ontem, mas só hoje lhe pus a vista em cima. Se o não tivesse feito, não se perderia grande coisa, como facilmente se pode constatar.

João Sebastião é o sociólogo que esteve à frente do Observatório de Segurança em Meio Escolar no tempo em que foi ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, sua colega no ISCTE. Entrevistado pelo Público, não mostra grandes dúvidas nas suas convicções: a indisciplina é construída pela escola e pelos professores, com as suas regras e a sua organização complicada e contraditória, à qual os pobres alunos têm de se adaptar.

Aqui fica Sebastião em discurso directo:

Indisciplina não interessa, agora só queremos saber de sucesso e insucesso:
O principal problema da escola é o insucesso escolar porque o objectivo da escola antes de tudo o mais é o de ensinar. Portanto, desviar o assunto para a indisciplina é desviar do essencial. 

Os professores também não cumprem, portanto não se queixem:
[Os professores] também não cumprem as regras das escolas. Criam as suas próprias o que leva a uma diversidade muito grande de comportamentos que tem também influência no comportamento dos alunos. Por exemplo, há uns que não querem as mochilas em cima da mesa, outros que não querem chapéus nas cabeças, outros não se importam, etc. Portanto são os alunos que acabam por ter de descobrir quais são as características particulares dos professores para se adaptarem a elas.

Responsabilizar os pais pela falta de educação dos filhos não fica bem aos professores:
[…] os professores portugueses têm uma cultura defensiva que os leva a considerar que tudo o que é problema na escola é responsabilidade de fora. Por exemplo, a indisciplina é um problema das famílias que não educam bem os seus filhos.

Bem mais fácil dizer do que fazer. Mas eu digo, pois ninguém me vai exigir que mostre como se faz:
O que devíamos ter era um sistema de regras simples e claras para toda a comunidade escolar e que fosse discutido por todos e aplicado a todos. As escolas em que tal acontece, que são poucas, obtêm resultados muito mais eficazes.

Anúncios

4 thoughts on “Culpados da indisciplina? Os professores, claro!

  1. Seguindo a linha do sr. director do poste lá mais abaixo, o psicólogo consegue ir ao cerne da questão que é , basicamente, mas que merd@ (digo eu) é esta agora dos alunos se terem de “adaptar” (diz o psicólogo)?!

    Mayday!Mayday!!!

    Gostar

  2. No final deste vídeo, repare-se na piada da participação da agora secretária de estado da educação nos EUA – “eu não percebo muito de escolas, têm paredes, um telhado e ….deviam ter armas para matar ursos”

    AHHHHH

    Creio que o psicólogo e o sr director estão na onda……

    Gostar

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s