Entender o trumpismo

trump-big-boy.pngNão conheço o autor, António Alberto Silva, mas tiro o meu chapéu à análise certeira e inteligente que faz, no seu Facebook, à aparente estupidez das intenções anunciadas e das medidas já concretizadas pelo novo presidente dos EUA.

O homem parece estúpido, ridículo, xenófobo, preconceituoso, isolacionista, prepotente, e muitas mais coisas que qualquer pessoa bem formada entende como defeitos. Mas e se tudo isto não passar de uma aparência da realidade, com a qual nos distraímos em vez de olhar para o real significado das políticas de Trump e dos que o rodeiam?

Pelo menos numa coisa o homem marca pontos: prometeu, e está a cumprir. Nós é que talvez ainda não tenhamos percebido bem onde quer chegar.

– Os atuais governantes dos EUA, a começar pelo seu execrável chefe, não são idiotas. É mais seguro considerar que são inteligentíssimos.
– Eles não pretendem dar cabo do seu país. É mais seguro considerar que vão defender os interesses deste. Bem sabem que se não o fizerem não defenderão o que lhes é prioritário: eles próprios, as camarilhas circundantes e o seu eleitorado (por esta ordem).
– Com o México, a Europa e a China, o que fazem não é birras. Tratam do défice da sua balança comercial e queixam-se de têm as suas moedas subvalorizadas, o que é mau para aquele défice. E não querem “fechar-se” ao mundo: querem é importar menos e exportar mais (de preferência, exportar para o mundo todo).
– Com a Rússia, o que fazem não é namoro casto. Trata-se de sexo mesmo: precisam de alguém que os ajude a, digamos, “lixar”, outros.
– Quando se fecham a cidadãos de sete países, não estão a fechar-se em relação “aos” muçulmanos: da lista não fazem parte, por exemplo, a Arábia Saudita ou a Indonésia. Estão a lidar com “maus” ou têm outras “razões” mais ou menos ocultas.
– Quando clamam “ Os EUA primeiro!” estão a ser mais profundos do que se fossem apenas chauvinistas. É que os EUA já não são os primeiros em muitos domínios de algo que é cada vez mais determinante: saberes de ponta e indústrias com tecnologias de ponta.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s