O regresso da megalomania aérea

plane.gifDeputados socialistas questionam o Governo sobre o desinvestimento da TAP no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Já conhecíamos de outros tempos este filme que agora querem colocar em reposição.

Primeiro refreia-se a dinâmica que o aeroporto do Porto desenvolveu nos últimos anos, reduzindo os voos directos para o estrangeiro e reforçando as ligações aéreas com a capital. Em seguida invoca-se a “saturação” da Portela para exigir a construção de um novo aeroporto em Lisboa.

O que estraga o arranjinho é a existência de numerosos voos directos das companhias low-cost, a partir do Porto, que perante o desinvestimento da TAP só tenderão a ganhar quota de mercado.

Quanto a um novo aeroporto, não havendo agora ANAs nem TAPs para privatizar, cheira-me que, a fazer-se, seria mais um peso a cair em cima dos contribuintes, mesmo que se limitasse à adaptação de uma base militar já existente.

Já para não falar do impacto de se andar a promover a ponte aérea entre Lisboa e Porto, ao contrário do que se faz por toda a Europa, onde há muito se percebeu que para distâncias em torno dos 300 km o comboio de alta velocidade é, a nível económico, ambiental e até de rapidez e de conforto, melhor opção do que o transporte aéreo.

Dois aeroportos internacionais de média dimensão em Lisboa e Porto, mais o de Faro ao serviço do turismo algarvio, parecem-me perfeitamente ajustados à dimensão do país que somos. Eventualmente com o complemento de um aeroporto secundário nos arredores de Lisboa, para voos charter e low-cost, na condição de que, como se dizia em tempos de maior optimismo, se pague a si próprio. Ou que seja integralmente pago pelos “investidores” que tanto interesse mostram na sua construção.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s