Marcelo, o selfie made man

Teve piada Luís Fazenda, do BE, ao referir-se desta forma a Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente que fez da descontracção e da popularidade uma marca do seu primeiro ano de mandato. Contrastando vivamente com a pose esfíngica e austera do seu antecessor, ainda mais se nota a atitude extrovertida e comunicativa de um presidente que vai a todo o lado, fala com toda a gente e tem, sobre quase tudo, uma palavra a dizer.

marcelo-selfie.png

Mas Fazenda não se fica pelo trocadilho feliz. Sente em Marcelo um adversário do projecto político do Bloco, que tudo fará que esteja ao seu alcance para contrariar as posições que o BE defende. E adverte:

O que conta é a ação política. E o que ela nos diz? Marcelo partilha com a direita, donde é oriundo, e com os socialistas, os designados “compromissos internacionais”. É, em si próprio, um fator de neutralização de qualquer reivindicação junto à NATO, UE, FMI,etc, prevenindo o Governo para qualquer tentação de renegociar a dívida pública ou de alterar regras económicas no quadro europeu.

O Presidente usa o cargo para influenciar a governação e para ter uma participação política ativa em paralelo com os partidos. As competências do Presidente da República estão claramente descritas na Constituição da República Portuguesa. Não consta nela uma espécie de poder executivo a meias com o Governo. […]

O projeto marcelista, embrulhado na retórica de afastar a crispação, é o desejo de regresso à alternância dos partidos ao centro, a saudade dos liberais europeístas. Na essência, o Presidente das piadas, não nos acha piada nenhuma e é adverso a qualquer solução de um futuro governo de esquerda. Aliás, dirigiu-se esta terça-feira ao Bloco de Esquerda, em termos que não lhe competem, exigindo que não cause impasses ao Governo e a “ele”, pois claro.

Agora que muita gente acha Marcelo um parente de serviço, convém chamar a atenção de que, por mais que o Presidente fale de estabilidade do atual Governo, não o faz de borla…

Anúncios

One thought on “Marcelo, o selfie made man

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s