Escolas geladas

sec-arganil.pngA chegada do frio do Inverno não é sentida por igual em todas as escolas portuguesas: enquanto algumas, modernas ou modernizadas, dotadas de aquecimento e de isolamento térmico, resistem razoavelmente ao frio extremo e conseguem proporcionar a professores e alunos um ambiente minimamente confortável para trabalhar, há outras onde se sente, nas salas de aula, quase o mesmo frio que na rua.

Neste último caso, tanto podemos estar a falar de escolas antigas e degradadas, que nunca tiveram obras de beneficiação, como das moderníssimas reabilitações da empresa Parque Escolar, onde o que se gastou a mais em custos inflacionados e luxos supérfluos não permite agora pagar a simples manutenção ou ligar o aquecimento nos meses de Inverno.

A comunicação social mais atenta a estas situações não tem tido mãos a medir, relatando casos como os de Abrantes ou Arganil, onde os alunos das escolas secundárias organizaram greves às aulas e protestos como o que a imagem ilustra . As escolas secundárias de Serpa, de Camões (Lisboa) e de José Falcão (Coimbra), que passaram ao lado da intervenções da Parque Escolar, têm problemas de isolamento térmico, infiltrações de humidade e falta de um sistema de aquecimento eficaz. Mas na de Castelo de Paiva, onde se gastaram 20 milhões de euros, também se sofre com o frio porque a caldeira está avariada.

Algumas destas escolas, frias no Inverno e quentes no Verão, têm apesar disso conseguido alcançar bons lugares nos rankings que o ministério continua a fazer, ou a incentivar que se façam, a partir  das notas dos exames. Pelo que é lícito perguntar, partindo do princípio de que esses números significam alguma coisa, quão melhores seriam dos resultados dos alunos em causa se lhes fossem dadas as mesmas condições a que os colegas de outros estabelecimentos de ensino têm direito.

 

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s