O negócio dos manuais escolares

tvi-manuais.JPGA TVI apresentou ontem a segunda parte da reportagem sobre o negócio dos manuais escolares, que tenta lançar alguma luz sobre zonas obscuras da política do livro escolar.

Percebe-se que não há regulação eficaz no sector, confirma-se a cartelização dos preços pelas editoras, nota-se a enorme discrepância de preços entre os manuais dos diferentes níveis de ensino.

E embora continue a desconhecer-se o básico, ou seja, a composição do preço dos manuais, compreende-se que os livros poderiam ser muito mais baratos se houvesse verdadeira concorrência, se se limitassem as acções promocionais e se contivessem custos ao nível dos materiais usados na sua produção. Para já não falar no que se ganharia com a venda directa dos livros pelas escolas aos alunos, evitando os custos da intermediação.

Muito curioso ver, lá pelo meio da reportagem, Maria de Lurdes Rodrigues, a ministra que destemidamente enfrentou mais de cem mil professores, confessar o medo e a impotência perante as exigências de duas ou três editoras de livros escolares. Outra surpresa, a transição de Jorge Pedreira, ex-secretário de Estado da ministra socratina, para a administração do grupo Leya, talvez ajude a entender melhor porque é tão difícil, aos nossos governantes, mexerem com determinados interesses instalados no sector da educação.

Ainda mais intrigante, ou talvez não, o patrocínio da Porto Editora às actividades da Confap e de um certo Observatório dos Recursos Educativos lança fundadas dúvidas sobre a isenção destas entidades quando tomam posições públicas contra a reutilização dos manuais.

No fim, subsiste a perplexidade face à a imensa dificuldade que parece haver, entre nós, em reutilizar manuais, algo que se faz por toda a Europa e é regra em países com rendimentos médios duas ou três vezes superiores aos da população portuguesa.

Anúncios

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s